Na manhã desta quinta-feira, 09 de maio a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoinha do Piauí deu início a vacinação contra a DENGUE, foram aplicadas as primeiras doses da vacina contra a dengue nas crianças de 10 anos, residentes em Lagoinha do Piauí. O município de Lagoinha recebeu nessa 1ª remessa, 22 doses da vacina contra a dengue. De início será vacinado as crianças de 10 anos, devido a poucas doses recebidas. O Secretário de Saúde, Wallas Samuell frizou que, ao recebermos as próximas remessas de vacina da dengue, vamos estar ampliando para as outras idades até que todos sejam imunizados.
Para receber a primeira dose da vacina, as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsável e devem comparecer com documento de identificação e a caderneta de vacinação. É muito importante a participação dos pais ou responsável na vacinação das crianças e adolescentes.
A vacinação reforça as medidas preventivas contra a dengue e proteger a saúde da população infantojuvenil.
Intervalo: são duas doses (D1 e D2), com intervalo de 3 meses entre elas.
Contraindicação: Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Se houve a contaminação por dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.
A vacinação contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.