Terça, 23 de Julho de 2024
22°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Mais da metade

Mais da metade dos municípios do PI notificam casos de dengue e Sesapi intensifica ações

Mais da metade dos municípios do PI notificam casos de dengue e Sesapi intensifica ações

19/03/2024 às 19h44
Por: Fernando Rocha Fonte: cidadeverde.com
Compartilhe:
Mais da metade dos municípios do PI
Mais da metade dos municípios do PI

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Epidemiologia, vai intensificar o acompanhamento do sistema de informações relativas aos casos de dengue atualizados pelos municípios. O objetivo é evitar a ocorrência de subnotificações de casos da doença no estado.

Com 3.304 casos prováveis de dengue contabilizados até a 11ª Semana Epidemiológica, 55% dos municípios piauienses tiveram notificação da doença. Neste sentido, a Sesapi pretende reforçar o trabalho com as regionais de saúde para um melhor diagnóstico epidemiológico.

“A preocupação é saber se os municípios estão silenciosos porque não existem casos ou se há subnotificação. Precisamos trabalhar isso enquanto município e vigilância, pois é através desses dados que todas as ações são orientadas”, alerta a coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.

Com esta ação, o intuito da Sesapié fortalecer toda a vigilância para conter o avanço da doença no estado. “Fazemos um alerta a todos os municípios e profissionais de saúde, que verifiquem se essa é uma ação existente, porque precisamos estimular a atenção básica no tocante a dengue”, conclui Amélia Costa.

Da Redação

Ele1 - Criar site de notícias