Quarta, 25 de Maio de 2022
29°

Alguma nebulosidade

Teresina - PI

Esportes Parnahyba perde

Parnahyba perde para o Altos, mas classifica e volta a disputar uma final após cinco anos

volta a disputar uma final após cinco anos

13/04/2022 às 20h07
Por: Fernando Rocha Fonte: cidadeverde.com
Compartilhe:
Final do Campeonato Piauiense
Final do Campeonato Piauiense

O Tubarão do Litoral está na grande final do Campeonato Piauiense 2022. O Parnahyba perdeu para o Altos por 2 a 0, com gols de Tibiri e Manoel, mas mesmo assim consegui carimbar sua vaga na grande final do Campeonato Piauiense de futebol. No agregado, o placar foi 3 a 2 para o Azulino, que havia vencido o primeiro jogo por 3 a 0, na cidade de Parnaíba. A final será diante o Fluminense que despachou o 4 de Julho ontem (12). As finais acontecem dias 21 de abril, às 16h, no Mão Santa e dia 27 de abril, às 19h, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. O Flu-PI tem vantagem de decidir em casa e jogar por soma de placares iguais. 

Com a vaga na final, o Tubarão tem garantido a Copa do Brasil e Série D do Brasileiro oara 2023, ou seja, além de seguir brigando pelo título o time volta ao cenário nacional após quase cinco anos. A última vez que o Parnahyba esteve na final do Piauiense foi no ano de 2017.

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O jogo 

A equipe do Parnahyba entrou em campo na tarde desta quarta-feira (13), no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, com uma ampla vantagem debaixo do braço. A vitória em casa por 3 a 0, facilitou o caminho para o Tubarão que por vários momentos jogou com o regulamento debaixo do braço e soube usar a vantagem construída. A torcida do Parnahyba compareceu em peso e fez uma belissíma festa na capital Teresina. Uma verdadeira invasão Azulina. 

Com a obrigação não só de vencer, mas de golear, na primeira etapa, o Altos teve duas boas chances. A primeira com Manoel, que cabeceia para defesa de Cris e a segunda em jogada com Marconi, ele toca de letra e Dieguinho bate fraco, nas mãos do goleiro Cris. O Parnahyba tem uma tentiva real na primeira etapa, em subida de Jeff  Silva pela direita, ele cruza e Alan Fabrício cabeceia para fora.

No começo do segundo tempo, o Altos tinha apenas 45 minutos para tentar reverter o placar e mudar sua história, do lado do Tubarão, apenas mais 45 para se carimbar na final após cinco anos. Aos três minutos, levantamento de Dieguinho. Manoel e Elielton fazem boa jogada, mas a bola para nas mãos do goleiro Cris, que inclusive foi um dos protagonistas do jogo. 

Aos 15 minutos, nova chance do Altos com Dieguinho, mas novamente chute fraco e em cima do goleiro. E só dava Altos, quase todo tempo com a bola na etapa complementar e com muitas ações ofensivas, mas a bola insistia em não entrar. Méritos do camisa 1 Azulino e a falta de capricho dos atleta do Jacaré.

Aos 22, Dieguinho chega mais uma vez após levatamento de Dieyson pela esquerda, porém outra finalização ruim, em cima do goleiro. Danilo Bala e Diego Viana, que entraram no decorrer da segunda etapa dão mais poder ofensivo e mobillidade ao time, o Jacaré começa a chegar mais vezes e assusta o Tubarão que essas alturas estava todo no setor defensivo, mas conseguindo se postar bem e segurar as investidas do rival. 

No apagar das luzes depois de muito tentar a bola do Altos entra. O primeiro gol aos 44 minutos, com o volante Tibiri, cobrança de falta do Elielton e ele apenas completa para dentro. Altos 1 a 0 Parnahyba. Aos 46 minutos, novo gol do Jacaré, dessa vez com Manoel completando de cabeça o cruzamento de Dico. Altos 2 a 0 e nesse momento angustia nos corações azulinos e fio de esperança do lado Altoense. Foram dados oito de acrescimos e depois mais um. Porém ao apito final Parnahyba classificado e bonita festa da torcida no estádio Lindolfo Monteiro. 

Em sete anos desde que subiu para elite do futebol Piauiense essa é a segunda vez que o Altos fica fora de uma final. O tricampeão Piauiense não esteve também na decisão da temporada 2020. 

O Altos encerra sua caminhada dentro do Campeonato Piauiense 2022 e ainda tem na temporada a Série C do Brasileiro na qual tem compromisso na proxima segunda-feira (18) e Copa do Brasil quando fará dois jogos contra o Flamengo. O atual campeão não terá oportunidade de brigar pelo título. Fluminense x Parnahyba se enfrentam nos dias 21 e 27 de abril pelo título de campeão 2022.

 Pâmella Maranhão
[email protected]

Ele1 - Criar site de notícias