Quarta, 25 de Maio de 2022
29°

Alguma nebulosidade

Teresina - PI

Geral Inmet emite alerta

Inmet emite alerta laranja com chuvas intensas para o Piauí; veja previsão

Inmet emite alerta laranja com chuvas intensas para o Piauí; veja previsão

06/04/2022 às 08h44
Por: Fernando Rocha Fonte: cidadeverde.com
Compartilhe:
Inmet emite alerta laranja com chuvas intensas
Inmet emite alerta laranja com chuvas intensas

Boa parte do Piauí está em alerta laranja e amarelo para chuvas até 11h de quarta-feira (6), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na região Norte a previsão é de chuvas mais intensas para os próximos dias.

De acordo com Sônia Feitosa, meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), durante o mês de abril a região Norte do estado vai continuar com chuvas intensas, enquanto na região Sul, isso deve acontecer com menor intensidade.

“Estamos em abril, que é um mês, cujo as chuvas acontecem com intensidade no Norte do estado. No Sul não, já está passando por um declínio, mas ainda assim, os fins das estações são marcadas por chuvas, com potencial de tempestade. No Sul pode acontecer de forma isolada, agora no Norte serão frequentes ainda, pelo menos nesses 10 dias de abril, teremos chuva intensas, no Norte e Centro-Norte. De hoje a amanhã, por exemplo, No norte, no litoral e até próximo de Teresina as chuvas devem ser fortes”, explicou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A meteorologista apontou que os municípios devem ficar atentos, não só com alagamentos, mas também com os níveis dos rios.

“Os municípios do extremo Norte precisam de atenção pois as chuvas vão ser fortes, com intensidade. Luzilândia temos o rio Parnaíba, que é uma área de risco, que está perto da cota de atenção. Temos Barras também, então os municípios do rio Marataoan e Longá, merecem atenção, pois estão com o nível do rio alto e uma chuva na bacia pode interferir”, destacou.

Alerta laranja

O alerta laranja abrange 60 municípios incluindo as cidades de Teresina, Barras, Esperantina, União, Piripiri, Piracuruca, Parnaíba, Ilha Grande do Piauí, Luís Correia, Caxingó, Cocal, José de Freitas, Pedro II, Piracuruca, entre outros.

Foto: Inmet

A previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60-100 km/h. Com esse tempo existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta amarelo

Parte dos municípios da região Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste do estado estão em alerta amarelo, onde existe a possibilidade de chuva, mas com menor intensidade, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h.

Os municípios que estão nessa área são Acauã, Barro Duro, Caracol, Demerval Lobão, Castelo do Piauí, Floriano, Gilbués, Inhuma, Lagoa do Piauí, Jaicós, Picos, Pio IX, São João do Piauí, Uruçuí, Valença do Piauí, entre outros.

 Bárbara Rodrigues
[email protected]

Ele1 - Criar site de notícias