Quarta, 25 de Maio de 2022
29°

Alguma nebulosidade

Teresina - PI

Cidades IBGE divulga

IBGE divulga resultados do teste do Censo em Lagoinha do Piauí

IBGE divulga resultados do teste do Censo em Lagoinha do Piauí

17/03/2022 às 18h51 Atualizada em 17/03/2022 às 19h02
Por: Fernando Rocha Fonte: Fernando Rocha
Compartilhe:
IBGE em Lagoinha-Pi
IBGE em Lagoinha-Pi

Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pegam a estrada de volta a Lagoinha do PiauíApós o teste do Censo Demográfico no município, realizado entre novembro e dezembro de 2021, ocorre nova visita ao local para apresentar os resultados à população. A divulgação dos dados é realizada em evento na Câmara de Vereadores da cidade.

Para coletar as informações da pesquisa experimental, nove recenseadores percorreram toda a zona urbana e rural do município, que tem 67 km2 de extensão. Foram visitados 1.644 endereços – residenciais, comerciais, prédios públicos, etc – e contados 2.892 habitantes.

Uma curiosidade, observada no teste do Censo, é que Lagoinha do Piauí possui mais homens do que mulheres, ao contrário do que ocorre na maior parte do país. Cerca de 51,1% da população lagoinense é do sexo masculino, enquanto 48,9% é do sexo feminino. Por meio do teste, também foi possível descobrir que 17,5% dos moradores são idosos.

Dos endereços visitados, os recenseadores do IBGE encontraram 1.010 domicílios ocupados. Dentre estes, não foi possível realizar entrevista em 45, seja por dificuldades em encontrar os informantes ou por recusas explícitas.

Além desses dados, o IBGE disponibilizou mapas, que registraram, pela primeira vez em um teste para o Censo Demográfico, as coordenadas de todos os domicílios visitados.

Além dos Profissionais do IBGE, tambem estiveram presentes, o Vice-Prefeito Adeval Borges, que na oportunidade representou a Prefeita Kelly Alencar, a Vereadora Shirley Soares que representou o Poder Legistivo, Sec. de Administração Vanderlândio Rodrigues, Sec. de Eportes Pituiba, e a Sec. de Saúde Marilia Vasconcelos.

"Os mapas das localidades pesquisadas mostram, de forma clara e objetiva, através dos pontos amarelos, que os recenseadores estiveram em todos os endereços dos setores testados. E revelam também um dos muitos compromissos do IBGE: o cuidado no acompanhamento da operação censitária, da evolução do trabalho dos recenseadores de porta em porta, endereço por endereço", explica o diretor de Geociências do IBGE, Claudio Stenner.

Neste Censo, todos os estados do país puderam testar a operação. Foi escolhido um bairro, distrito, comunidade ou município para ser recenseado em cada unidade da federação. “O teste possibilitou ao corpo técnico do IBGE a prática das atividades de coleta, manuseio dos equipamentos, aplicabilidade dos sistemas gerenciais, análise dos relatórios, logística dos transportes, entre outros procedimentos”, explica o coordenador operacional do Censo no Piauí, Ranieri Leite.

 

De acordo com o coordenador operacional, “o trabalho desenvolvido em Lagoinha do Piauí apresentou resultados satisfatórios”. Ele destaca que a operação realizada no município permite antever situações que podem ocorrer durante a coleta do Censo Demográfico. “A experiência do teste vai nos proporcionar um trabalho muito bem executado no estado do Piauí”, completa Leite.

Com orçamento garantido e protocolos ajustados às novas necessidades sanitárias, o Censo Demográfico irá a campo entre os meses de agosto e outubro de 2022. Mais de 2,6 mil recenseadores visitarão aproximadamente 900 mil domicílios nos 224 municípios do estado – inclusive, em Lagoinha do Piauí. No país, mais de 200 mil pessoas estarão envolvidas na coleta de dados.

Ele1 - Criar site de notícias