Quinta, 23 de Setembro de 2021
29°

Alguma nebulosidade

Teresina - PI

Educação Agricolândia-Pi

Estudantes da rede municipal de ensino participam da avaliação de fluência em leitura

Estudantes da rede municipal de ensino participam da avaliação de fluência em leitura

24/08/2021 às 11h37
Por: Fernando Rocha Fonte: Fernando Rocha
Compartilhe:
Prova com Alunos de Agricolândia
Prova com Alunos de Agricolândia

Cerca de 80 estudantes do 2º ano do ensino fundamental de Agricolândia estão fazendo um teste para avaliar qual o grau de leitura que possuem. O exame aconteceu na Unidade escolar Evaristo Reis, durante a pandemia os professores de língua portuguesa puderam perceber uma maior dificuldade dos alunos para ler e interpretar texto, chamada de Avaliação da Fluência em Leitura, a prova tem como objetivo identificar as principais dificuldades dos pequenos, para que seja possível desenvolver ações que reforcem o processo de alfabetização.

Essa iniciativa é da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), junto aos municípios que aderiram ao Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC).

O teste é feito de forma individual e, geralmente, dura menos de 10 minutos. Em sala de aula, o aluno precisa ler palavras e trechos de textos ao lado de um professor, que gravará o seu desempenho em um aplicativo de celular. “Após a realização do teste, o próprio sistema analisa alguns critérios, como fluidez e capacidade de interpretação de texto”, informou.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola Suzana Alencar, apos avaliação de fluência e a partir dos resultados, é possível que projetos de reforço, formação de professores e extensão da carga horária dos estudantes sejam implantados até 2022.

É importante que os alunos venham para fazer o teste. Caso tenha alguma dificuldade, a escola vai ajudá-lo”.

Essa medida é fundamental para diminuir a defasagem no aprendizado, em parte provocada pelo ensino remoto.

O prejuízo é incalculável, teremos péssimos índices de leitura nos próximos anos. É preciso investir em esforços para recuperar o tempo perdido”,

Ele1 - Criar site de notícias