Quinta, 23 de Setembro de 2021
29°

Alguma nebulosidade

Teresina - PI

Educação Nouga Cardoso

Nouga Cardoso confirma retorno das aulas presenciais para dia 3 de agosto

Nouga Cardoso confirma retorno das aulas presenciais para dia 3 de agosto

22/07/2021 às 20h29
Por: Fernando Rocha Fonte: Cidadeverde.com
Compartilhe:
Nouga Cardoso confirma retorno das aulas presenciais para dia 3 de agosto
Nouga Cardoso confirma retorno das aulas presenciais para dia 3 de agosto

O secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso, informou nesta quinta-feira (22) que está recomendando que as escolas da rede municipal retornem às aulas presenciais no próximo dia 3 de agosto. Ele garantiu que o retorno será gradual, respeitando os protocolos sanitários e de forma híbrida. Este ano, são mais de 92 mil estudantes matriculados em 321 escolas das zonas urbanas e rurais. 

“Vamos recomendar iniciar com todas as séries presenciais, porém de forma hibrida, com turma com revezamento de alunos. Inicialmente será com reunião de professores, direção, acolhimento de pais e família, também para eles verem as escolas em relação as condições de sanitização”, explica o secretário.

Ainda de acordo com Nouga Cardoso, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), já solicitou a Fundação Municipal de Saúde (FMS) a antecipação da segunda dose da vacina para os profissionais que atuam na educação. 

“Já solicitamos a FMS essa vacinação, mas já temos um bom número de professores que estão com o calendário vacinal concluído”, esclarece o secretário. 

O secretário municipal de Educação também explica que as escolas devem fazer as adaptações necessárias de acordo com os direcionamentos do Plano de Retorno. 

Recomendação do Ministério Público

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) também expediu recomendação para a Prefeitura Municipal e Semec estabelecer a retomada imediata das atividades escolares presenciais.  

A promotora de Justiça, Flávia Gomes Cordeiro, que assina o documento, explica que não há mais motivo jurídico para o funcionamento apenas do ensino remoto nas instituições da rede. 

“A recomendação é resultado de procedimento administrativo que visa a acompanhar e a fiscalizar o plano de retorno às atividades escolares presenciais na rede municipal de ensino de Teresina. O Decreto Estadual nº 19.553, de 30/03/2021, reconhece as atividades desenvolvidas no âmbito da rede pública e das instituições privadas de ensino como essenciais, portanto não há mais fundamento jurídico para o oferecimento apenas do ensino remoto, tornando obrigatória a retomada das atividades presenciais, garantido o direito de opção das famílias”, ressalta a promotora.

Ele1 - Criar site de notícias