Os deputados estaduais realizam nesta terça-feira (08), a eleição para a composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado para o biênio 2021-2023. A urna já está posicionada no plenário da Casa para início da votação.
O presidente Themistocles Filho (MDB) será reconduzido ao cargo pela nona vez. A primeira- vice presidência será ocupada pelo PT, a deputada Flora Izabel ficará com a vaga.
Os 30 deputados votam de forma secreta. Themístocles Filho estava com suspeita da Covid-19, mas foi descartado após vários exames. O presidente se encontra em São Paulo onde realiza checape de saúde e não participa da votação.
Flora Izabel será a única mulher a participar da composição da mesa. A deputada falou da responsabilidade do cargo e destacou o papel do deputado Themístocles para o consenso.
“É uma responsabilidade muito grande por ser a única mulher a compor a mesa diretora. Este ano não teremos disputar porque foi articulado o consenso e todos os deputados entenderam a importância da Casa seguir unida sem disputa. No caso do meu partido, o PT, nós teremos duas vagas, eu com a primeira vice e o deputado Franzé Silva como terceiro secretário. Tudo feito com acordo”.
Veja a composição da Mesa:
Atualizada às 11h10
O deputado Fábio Novo acaba de anunciar uma emenda a Constituição Estadual para proibir a reeleição na Assembleia Legislativa. O parlamentar explica que nos últimos anos foi apresentada proposta de modificação do regimento interno da Casa. Ele destaca que o plenário tem o poder de alterar o regimento. Com a emenda na Constituição uma possibilidade de mudança e mais difícil.
“Eu sempre defendi que algum nome fosse lançado candidato este ano. Não tive apoio e os partidos acharam melhor o consenso. Então vou apresentar essa emenda a Constituição por que não faz sentido uma pessoa se perpetuar na presidência como tem acontecido. A democracia interna da Alepi pede alternância. Agora resta saber se terei apoio”.
Atualizada às 11h45
Fim da reeleição
Deputados são cautelosos ao falarem sobre Proposta de Emenda à Constituição para barrar reeleição na Casa, que será apresentada por Fábio Novo(PT).
"Todo mundo tem direito de apresentar a proposta que quiser. Agora é preciso ter apoio. Ainda não sabemos como será essa proposta", disse João Madison (MDB).
O deputado Marden Menezes (PSDB) afirma que ouvirá a proposta de Novo. "Ainda não fui procurado pelo deputado. Mas assim que ele apresentar, vamos ouvir e discutir", disse.
Início da votação
A votação teve início, às 11h40. São duas urnas. Uma para o voto para presidente e a outra para os demais cargos da Mesa Diretora. Na ausência de Themistocles Filho, a votação é conduzida pelo Progressita Júlio Arcoverde.
A votação é feita com o "X". Quem descumprir, terá o voto anulado. Primeiro, se vota para presidente e depois para os demais cargos. Na cabine há uma caneta de cor azul.
A mesa de votação foi composta por Fabio Novo (PT), João Mádison (MDB) e B. Sá (Progressistas).
São quatro deputados ausentes: Themistocles Filho, Fábio Xavier, Flávio Nogueira Júnior e Nerinho.