Domingo, 25 de Outubro de 2020
86 99829-3614
Educação Sem previsão de aula

Sem previsão de aula presencial, Prefeitura iniciará testes de Covid em alunos

Sem previsão de aula presencial, Prefeitura iniciará testes de Covid em alunos

29/09/2020 07h56
Por: Fernando Rocha Fonte: cidadeverde.com
Sem previsão de aula presencial, Prefeitura iniciará testes de Covid em alunos
Sem previsão de aula presencial, Prefeitura iniciará testes de Covid em alunos

A Prefeitura de Teresina decidiu fazer "uma pesquisa sorológica para investigar a presença de anticorpos do coronavírus" nos alunos e professores da Rede Municipal de Ensino. O anunciou ocorreu nesta segunda-feira (28).

A pesquisa não testará todos os alunos e professores, será apenas uma amostragem. A quantidade de alunos e professores a serem submetidos ao teste da Covid-19 não está definida. 

Mesmo com o anúncio dessa testagem, a Prefeitura de Teresina ressalta que as aulas presenciais permanecem suspensas, sem data oficial de retorno.  A Rede Municipal de Ensino está com aulas remotas. 

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que possui em seu quadro cerca de 92 mil alunos, mais de 4 mil professores e 313 unidades escolares. 

Para a Semec, "as informações por amostragem estatística serão importantes para a avaliação do cenário, com dados sobre a intensidade e a maneira com que ocorre a disseminação do novo coronavírus nesse grupo".

A secretária municipal de Educação, Kátia Dantas, antecipa que o "estudo será feito em duas etapas, monitorando de perto as condições de saúde dos nossos alunos e professores". 

O diretor e sócio do Instituto Opinar, Rodrigo Melo, explica que o instituto estuda como será  metodologia nessa amostragem em específico, pois terá como base a estrutura da Semec. 

Melo esclarece que nas pesquisas sorológicas anteriores, o instituto tinha como base a rede das Unidades Básicas de Saúde, que presta assistência à saúde da população em geral.  

Os dados das pesquisas de investigação sorológica de Teresina, que na semana passada chegou a 20ª edição, também analisou a faixa etária correspondente aos alunos a rede municipal, de até 14 anos, mas era uma amostra pequena diante da quantidade de pessoas testadas nas pesquisas.  

Melo ressalta que a Prefeitura de Teresina, a Secretaria Municipal de Educação e o Comitê de Operações Emergenciais deverão definir a melhor metodologia.

No momento, Melo destaca que o Instituto Opinar organiza as informações referentes a estrutura da Semec para que amostragem seja realizada. Ele explica que será estudada o quantitativo de alunos, de professores, de escolas, as unidades escolares presentes por zonas da cidade, quantas vezes os testes irão ocorrer, quais escolas irão participar da testagem, por exemplo. 

A testagem deverá ocorrer na própria escola.

Ele1 - Criar site de notícias