Terça, 29 de Setembro de 2020
86 99829-3614
Geral Explosão atinge Beir

Explosão atinge Beirute e deixa pelo menos 50 mortos; vídeo

Ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hasan, disse que há cerca de 2,7 mil feridos.

04/08/2020 20h45
Por: Fernando Rocha Fonte: meionorte.com
Explosão atinge Beirute e deixa pelo menos 50 mortos; vídeo
Explosão atinge Beirute e deixa pelo menos 50 mortos; vídeo

Uma grande explosão foi vista nesta terça-feira (04) no Porto de Beirute, capital do Líbano. Vídeos chocantes foram publicados nas redes sociais, eles mostram uma enorme nuvem de fumaça e é possível ouvir um forte barulho. O jornal israelense Haaretz, afirma que a explosão teria acontecido em uma fábrica de fogos de artifícios. Há pelo menos 73 mortos.

O governo libanês contabiliza ao menos 73 mortos após a explosão. Em entrevista, o ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hasan, disse que há cerca de 2,7 mil feridos. A Cruz Vermelha citou 2,2 mil feridos, mas reconheceu que o número "deve ser ainda maior".

Outros vídeos mostram o caos formado nas ruas.

A explosão causou destruição em larga escala. Barcos que navegavam próximos à costa chegaram a ser balançados pela dimensão do impacto. Assista o momento da explosão de vários ângulos.

Segundo o chefe de segurança interna do Líbano, Abbas Ibrahim, a explosão aconteceu em uma área que armazena materiais altamente explosivos, como o nitrato de amônio, mas que não são explosivos em si.

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, declarou que o país enfrenta uma catástrofe e que Beirute está de luto.

Primeiro-ministro libanês, Hassan Diab (Foto: Observador)

Parte dos feridos foi levada a hospitais, mas muita gente ainda se encontra presa nos escombros dentro de suas casas. Barcos estão resgatando pessoas que foram atiradas ao mar.

 

A rede libanesa de transmissão LBCI informou que no hospital Hotel Dieu há mais de 500 pessoas sendo atendidas. Foi feito um pedido de doações de sangue. Vídeos divulgados mostram que até mesmo hospitais foram atingidos, dificultando, assim, o socorro ao enorme número de feridos.


A explosão gerou destruição na cidade e quebrou janelas há quilômetros de distância. Em fotos divulgadas na internet, é possível ver o Porto completamente danificado, em chamas, prédios destruídos e caos nas ruas.

Hamad Hasan, o ministro da Saúde, afirmou a uma rede de TV que há um "alto número de feridos" e que os danos são grandes. Apesar do país ter histórico com atentados terroristas, ainda não é possível afirmar se caso se trata de um.

Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias