Quarta, 15 de Julho de 2020
86 99829-3614
Geral Lagoinha-Pi

Prefeito é condenado a prisão por desviar recursos da saúde e Educação em Lagoinha do Piauí

Segundo a sentença, o prefeito era dono de um laranjal

29/05/2020 19h34 Atualizada há 2 meses
Por: Fernando Rocha Fonte: tribunapiaui
Lagoinha-Pi
Lagoinha-Pi

A Justiça Federal da Primeira Região condenou o prefeito de Lagoinha do Piauí, Dr. Alcione Barbosa Viana(PTB) a 09 anos e 07 meses de cadeia em regime fechado, ou seja, na prisão, por desvio de dinheiro público. Segundo a justiça, o gestor desviou um montante no valor de R$ 608.738,40 ( seiscentos e oito mil, setecentos e trinta e oito mil reais e quarenta centavos ) de recursos federais da saúde e educação.

 

O gestor também é foi acusado de simular processos licitatórios do município de Lagoinha do Piauí, onde na realidade não acontecia licitação nenhuma, o gestor ficava na capital Teresina sem a participação de qualquer comissão de licitação. Nessa trapaça, o gestor beneficiou seu próprio sobrinho, com a compra de medicamentos e locação de uma ambulância, bem como tinha transportes escolares locados em nome de um laranja, Raimundo Rodrigues da Costa, sendo que as investigações apontaram que tudo era do próprio prefeito. Também foi desvendado nas investigações que o prefeito é dono de um posto de combustível em nome de outros laranjas, estes tem renda declarada de R$ 400,00 ( quatrocentos reais ) e recebem benefícios sociais. 

 

Na decisão, a Juíza Federal Vládia Maria de Pontes Amorim, condenou o prefeito a prisão em regime fechado, afirmando que não é cabível no caso do gestor, a substituição de pena privativa de liberdade em por outras restritivas de direito. Também condenou o prefeito a perda do mandato e o proibiu de ocupar cargos ou funções públicas pelo prazo de cinco anos. A juíza deu o direito do prefeito recorrer da sentença em liberdade.

Sobre o município
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias