ROCHA PUBLICIDADES TOPO
Boa Esperança

Chesf abre comportas de barragem e águas chegam em Teresina na terça

Chesf abre comportas de barragem e águas chegam em Teresina na terça

07/04/2019 18h04
Por: Fernando Rocha
Fonte: meionorte.com
Chesf abre comportas de barragem e águas chegam em Teresina na terça
Chesf abre comportas de barragem e águas chegam em Teresina na terça

A Prefeitura de Teresina informou que a Defesa Civil está fazendo monitoramento da chegadas as águas da Barragem de Boa Esperança. O Rio Poti vem baixando gradativamente e já saiu da cota de inundação em Teresina. Segundo a medição feita pela CPRM, às13h30 deste domingo, o nível caiu para 9,19 metros.

O secretário municipal de Serviços Urbanos e Habitação, Marco Antônio Ayres, afirmou que as águas da Barragem de Boa Esperança chegam em Teresina 48 horas depois e para cada 100 metros cúbicos por segundo liberados aumentam 15 centímetros no rio Parnaíba e atualmente a tendência é de estabilização.

Ele afirmou que o estado de inundação do rio Parnaíba em Teresina é de 6,9 metros, quando atualmente o nível do rio na capital está em 5,60 metros. “A situação está estável e o nível do rio Parnaíba em Floriano e Barão de Grajaú (MA) está estabilizado”, falou Marco Antônio Ayres.

Ele informou que o rio Poti baixou o seu nível em 2,05 metros. Marco Antônio Aires falou que está baixando ainda mais o nível do Poti.

“Esses três dias de sol e sem chuvas foi uma espécie de refresco na situação que estávamos enfrentando em Teresina”, disse Marco Antônio Ayres.

Marco Antônio Ayres disse que una  embarcação da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) naufragou no rio Parnaíba oe sábado (6) enquanto fazia o trabalho de medição do nível da água. O acidente aconteceu por volta do meio-dia na altura do bairro Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina. Duas pessoas estavam abordo e com coletes foram resgatadas sem ferimentos. O aparelho usado na medição do rio, avaliado em R$ 100 mil, foi levado pela correnteza, o aparelho Hidroboard fica acoplado numa plataforma semelhante a uma prancha de surf. De acordo com a CPRM, o barco seguiu na correnteza virado com o equipamento acoplado. "O equipamento estava amarrado ao barco, que seguiu virado na correnteza. O equipamento foi adquirido com recursos do Governo Federal.

“É lamentável não apenas pela perda do equipamento como também pela queda na qualidade das informações sobre a situação dos rios”, falou Marco Antônio Ayres.

Ayres informou q    ue em Teresina os alagamentos e enchente deixaram 200 famílias desabrigadas nas Vilas Pantanal e Verde, na zona Sudeste, na Vila Ferroviária e no Parque Rodoviário, na  zona Sul e na Vila Risoleta Neves, na zona Norte, a Prefeitura de Teresina retirou 60 famílias da Vila Mandacaru, na zona Leste, por precaução, já que a área não foi atingida pelas águas das chuvas ou do rio Poti.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários