Quarta, 17 de outubro de 2018
86 99829-3614
Polícia

04/10/2018 ás 15h17 - atualizada em 04/10/2018 ás 15h20

1.022

Fernando Rocha

Lagoinha / PI

5.478 policiais militares estão sendo enviados para as eleições
5.478 policiais militares estão sendo enviados para as eleições
5.478 policiais militares estão sendo enviados para as eleições
5.478 policiais militares estão sendo enviados para as eleições

Neste Domingo (07) milhares de brasileiros irão até as urnas eletrônicas definir quem serão os próximos gestores do país e dos seus estados. No Piauí não é diferente, e para assegurar a segurança dos eleitores e a ocorrência das eleições sem problemas, 5.478 policiais militares participaram da operação eleições no estado do Piauí, a quantidade corresponde a 95% do efetivo da PM. Todos os 224 municípios do estado contaram com policiamento ostensivo para as eleições. Somente para o interior serão enviados 2.800 policiais além dos que já residem e atuam nas cidades.



 (Crédito: Ascom PM)
(Crédito: Ascom PM)



 


No total, tanto na capital como no interior, o estado conta com um total de 3.608 locais de votação, todos eles contaram com a presença de um policial militar que permanecerá de guarda desde o momento da chegada da urna até a votação. Neste segundo momento, o policial permanecerá a uma distância de até 100 metros da urna, podendo agir quando necessário, para evitar problemas durante o processo.


Para o policiamento ostensivo durante as eleições foram destacados 1.500 policiais militares que deverão atuar em todos os 224 municípios. Para esse trabalho de policiamento, os PMs contaram com o uso das viaturas e motocicletas. Quartéis e presídios terão suas guardas mantidas. O Coronel Márcio, coordenador geral de operações sobre pleito eleitoral, explica que a operação quer garantir a ocorrência normal das eleições. “Fora todos esses grupos de policiais já elencados, teremos ainda tropa reserva composta por membros do BOPE, RONE que poderão ser deslocados para atender a qualquer emergência que apareça no estado durante a operação”, fala o coronel.



 (Crédito: Divulgação)


Todas as 82 zonas eleitorais contaram com a presença de um oficial superior tenente coronel ou Major acompanhando o Juiz da zona. Todos os municípios do estado contarão ainda com a presença de um capitão ou tenente da PM comandando o policiamento do local. “Para acompanhar e manter todos os comandantes de cada local ligados, teremos um centro de operações na secretária de segurança que analisará todo o trabalho que estará sendo desempenhado durante as eleições de 2018”, explica o coronel Márcio.


Observações Extras:


O Coronel Márcio explica ainda que muitas pessoas irão viajar para poderem exercer seu direito ao voto, e indica redobrar os cuidados para aqueles que deixarem suas casa sem ninguém. “Se for sair em viagem, verificar mais de uma vez se a sua residência está bem fechada, além disso procurar um amigo, vizinho ou parente de confiança para informar que você está deixando sua casa sem ninguém, para se possível ele poder verificar a situação do local durante o fim de semana”, diz o coronel.


Em caso de qualquer problema, o coronel aponta que procurar a policia ainda deve ser a prioridade para a população.


Outro ponto destacado para essas eleições é a questão das bebidas alcoólicas. Das 00 horas do Domingo até as 18 horas, deve ser suspensa qualquer exposição, comercialização ou consumo de bebidas alcoólicas, sobre a possibilidade de ação das equipes de fiscalização da PM para coibir situações que ignorem essa determinação.


“Para os donos de estabelecimentos que comercializam essas bebidas o indicado é as 22 horas do dia anterior já ir avisando aos clientes que as vendas vão ser suspensas durante o horário determinado, além disso os comerciantes que venderem outros produtos em seus estabelecimentos devem guardas as bebidas, para evitar que sejam comercializadas, caso seja flagrado a venda desses itens, as equipes tem permissão para coibir a ação”, acrescenta o coordenador.


Além das bebidas alcoólicas, os policiais poderão coibir outros delitos no momento da votação, como a boca de urna, compra e captação de votos, distribuição de material de campanha e transporte irregular de eleitores, apenas veículos já cadastrados previamente e adesivados com o simbolo da justiça eleitoral tem a permissão para esse transporte.


124 municípios ainda receberão o apoio do exército durante o domingo de eleição.


“A nossa expectativa é de que as eleições deste domingo se desenrolem sem nenhum problema. Não temos histórico, aqui no Piauí, de grandes problemas no momento das eleições. Estamos confiantes que esse quadro se repita este ano”, conclui o coronel Márcio.

FONTE: João Marcelo Ferry

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium