Segunda, 09 de dezembro de 2018
86 99829-3614
Política

02/08/2018 ás 11h54 - atualizada em 02/08/2018 ás 12h00

949

Fernando Rocha

Lagoinha / PI

Lula lidera com 68,43% das intenções de voto no Piauí
Lula lidera com 68,43% das intenções de voto no Piauí
Lula lidera com 68,43% das intenções de voto no Piauí
Lula lidera com 68,43% das intenções de voto no Piauí

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 68,43% das intenções de voto estimuladas para a Presidência da República no Piauí, apesar de estar preso e ter a possibilidade de ser impedido pela Justiça Eleitoral de participar da disputa das eleições gerais deste ano.


Em segundo lugar vem o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, com 7,21% das intenções de voto estimuladas; seguido pela pré-candidata da Rede à Presidência, Marina Silva, que obteve 3,96% das intenções de voto estimuladas; pelo candidato do PDT, Ciro Gomes, com 3,34% e pelo candidato do PSDB, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que obteve 1,85% das intenções de voto estimuladas para a Presidência.


O candidato do Podemos à Presidência da República, Álvaro Dias, tem 1,31% das intenções de voto estimuladas; a candidata ao PC do B, Manuela D’Ávila tem 0,53% das intenções de voto; os candidatos João Vicente Goulart (PPL) e Levy Fidelix (PRTB) estão empatados, com 0,18% das intenções de voto estimuladas; os candidatos Henrique Meireles (MDB) e Eymael (DC) estão empatados com 0,09% das intenções de voto estimuladas, mesmo percentual conquistado pela jornalista Valéria Monteiro, que não teve seu nome homologado pelo PMN.


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), que desistiu de sua candidatura à Presidência da República obteve 0,40% das intenções de voto estimuladas.


Os eleitores que afirmaram que não sabem em quem votar e não querem opinar representam 6,86% e 5,72% dos eleitores piauienses declaram que irão votar em branco ou nulo.


Este é o resultado da pesquisa do Instituto Amostragem, encomendada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação, e realizada nos dias 20 a 23 de julho, com 1.137 eleitores, distribuídos em todas 15 microrregiões do Piauí, definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e em 47 municípios (IBGE)- Baixo Parnaíba Piauiense (Batalha, Esperantina, Barras, Piripiri); Litoral Piauiense (Ilha Grande, Luís Correia, Parnaíba); Teresina (Teresina, Demerval Lobão, Altos); Campo Maior (Alto Longá, Castelo do Piauí, Pedro II, Campo Maior); Médio Parnaíba Piauiense (Regeneração, São Pedro do Piauí e Água Branca); Valença do Piauí (Inhuma, Elesbão Veloso e Valença ); Alto Parnaíba Piauiense (Uruçuí, Bertolínia, Landri Sales e Colônia do Gurgueia); Floriano (Guadalupe, Itaueira e Floriano); Alto Médio Gurgueia (Monte Alegre do Piauí e Bom Jesus); São Raimundo Nonato (Caracol, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato e Anísio de Abreu); Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Avelino Lopes e Corrente); Picos (Santa Cruz do Piauí, Ipiranga do Piauí, Oeiras e Picos); Pio IX (Monsenhor Hipólito e Pio IX) e; Alto Médio Canindé (Patos do Piauí, Massapê do Piauí, Isaías Coelho, Paulistana, Simões, Jaicós e São João do Piauí).


A margem de erro da pesquisa do Instituto Amostragem é de 2,85% para mais ou para menos e com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada com o número BR-00742-2018, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 26 de julho de 2018.


Image title


Com Haddad, Ciro Gomes lidera com 13,28% 


Sem a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela Presidência da República, sendo substituído pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, também do PT, o candidato do PDT, Ciro Gomes, tem 13,28% das intenções de voto estimuladas para a Presidência da República no Piauí. Em segundo lugar a candidata da Rede, Marina Silva, com 10,55% das intenções de voto estimuladas.
Em terceiro lugar vem o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, com 9,59% das intenções de voto estimuladas; seguido ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), com 4,31% das intenções de voto estimuladas e; pelo candidato do PSDB, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que obteve 3,43% das intenções de voto estimuladas para a Presidência da República nesse cenário.
Com Fernando Haddad substituindo Lula, o candidato do Podemos à Presidência da República, Álvaro Dias, tem 1,76% das intenções de voto estimuladas; a candidata ao PC do B, Manuela D’Ávila tem 0,62% das intenções de voto; ficam empatados com 0,53% das intenções de voto estimuladas os candidatos João Vicente Goulart (PPL), Henrique Meireles (MDB), Valéria Monteiro e Rodrigo Maia (DEM).
Empataram com 0,18% das intenções de voto Cristóvam Buarque (PPS), João Amoêdo (NOVO) e Levy Fidelix (PRTB).
Também empataram, com 0,09% das intenções de voto estimuladas, Aldo Rebêlo (Solidariedade), que desistiu de sua candidatura, e Eymael, do DC.
Neste cenário com Fernando Haddad como pré-candidato do PT à Presidência da República, os eleitores indecisos somam 31,31% e os que querem votar nulo ou em branco, 22,34%.


Image title


Lula tem 78,28% dos votos válidos, Bolsonaro 8,25%


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 78,27% dos votos válidos para a Presidência da República no Piauí. Em segundo lugar vem o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, com 8,25% dos votos válidos; seguido pela candidata da Rede à Presidência da República, Marina Silva, que obteve 4,53% dos votos válidos; pelo candidato do PDT, Ciro Gomes, com 3,82% dos votos válidos; estimuladas e; pelo candidato do PSDB, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que obteve 2,11% dos votos válidos para a Presidência da República.
O candidato do Podemos à Presidência da República, Álvaro Dias, tem 1,31% dos votos válidos; a candidata ao PC do B, Manuela D´Ávila tem 0,60% dos votos válidos; os candidatos João Vicente Goulart (PPL) e Levy Fidelix ( PRTB) estão empatados, com 0,20% dos votos válidos; os candidatos Henrique Meireles (MDB), Eymael (DC), Valéria estão empatados com 0,10% dos votos válidos. Rodrigo Maia tem 0,40% dos votos válidos para a presidência da República. Os votos válidos são os que excluem os eleitores que votam nulo ou em branco e os eleitores indecisos. 
Image title


Lula tem voto espontâneo de 46,70% 


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 46,70% das intenções de voto espontâneas para a Presidência da República no Piauí. Em segundo lugar vem o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, com 4,84% das intenções de voto espontâneas; seguido pelo candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, que atingiu 1,85% das intenções de voto espontâneas; de Marina Silva, que obteve 1,06% das intenções de voto espontâneas; pelo candidato do PSDB, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que obteve 0,35% das intenções de voto estimuladas para a Presidência da República.
O candidato do Podemos à Presidência da República, Álvaro Dias, tem 0,44% das intenções de voto estimuladas; a candidata ao PC do B, Manuela D´Ávila, tem 0,09% das intenções de voto espontâneas, percentual igual ao do candidato Paulo Rabello de Castro, ao juiz federal Sérgio Moro, Flávio Santos, Fernando Collor de Melo, Ronaldo Caiado, a ex-presidente Dilma Rousseff, e o apresentador de TV Datena.
Joaquim Barbosa tem 0,18% de intenções de voto espontâneas para a Presidência da República.
Espontaneamente, 38,96% dos eleitores piauienses afirmaram não saber ou não quiseram opinar em quem vão votar para a Presidência da República e 4,93% querem votar nulo ou em branco.
O presidente do Instituto Amostragem, o estatístico João Batista Teles, afirmou que o voto espontâneo é o manifestado pelos eleitores sem estipulação dos nomes dos pré-candidatos pelos pesquisadores.


Se for apoiado por Lula, Ciro tem voto de 49,52%


De acordo com a pesquisa do Instituto Amostragem, 49,52% dos eleitores do Piauí têm a pretensão de votar no candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, se ele for apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo a pesquisa, 32,54% dos eleitores piauienses não votariam de jeito nenhum em Ciro Gomes, mesmo tendo o apoio do ex-presidente Lula. 17,94% dos eleitores não souberam ou não quiseram opinar sobre a possibilidade de votar em Ciro Gomes caso tenha o apoio de Lula na disputa pela Presidência da Assembleia Legislativa.


A margem de erro da pesquisa do Instituto Amostragem é de 2,85% para mais ou para menos e com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada com o número BR-00742-2018, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 26 de julho de 2018.


Image title

FONTE: jornalmeionorte

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium