domingo, 19 de agosto de 2018
86 99829-3614
Política

19/02/2018 ás 10h55 - atualizada em 19/02/2018 ás 21h54

1.615

Fernando Rocha

Lagoinha / PI

Wellington Dias é líder na disputa pela reeleição com 70,80% dos votos
Wellington Dias é líder na disputa pela reeleição com 70,80% dos votos
Wellington Dias é líder na disputa pela reeleição com 70,80% dos votos
70,80% dos votos

governador Wellington Dias (PT) é líder na disputa pela reeleição para o Governo do Estado, com 70,80% dos votos válidos, apontou pesquisa do Instituto Amostragem, encomendada pelo Grupo Meio Norte de Comunicação. A distância sobre os adversários, Wellington Dias seria reeleito para o Governo do Estado no primeiro turno, caso as eleições fossem hoje.


Nesse cenário, Wellington Dias disputa com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), acompanhado do deputado estadual Doutor Pessoa (PSD),de João Vicente Claudino e (sem partido), do presidente nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), João Henrique Sousa (MDB) ; do empresário Fábio Sérvio (PSL).


Os votos válidos, excluem os eleitores indecisos e os que vão votar nulo ou em branco.


No cenário em que o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), é pelo deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), Wellington Dias obtém 69,62% dos votos válidos.


Em um terceiro cenário, em que Luciano Nunes e João Henrique Sousa não participam da disputa ao Governo do Estado, Wellington Dias 64,55% dos votos válidos.


No quarto cenário, Wellington Dias tem 69,92% dos votos válidos, sem a presença do prefeito Firmino Filho e de João Henrique Sousa.


Como Wellington Dias, nos diversos cenários de confronto, mantém larga vantagem sobre todos os outros pré-candidatos ao Governo do Estado, quando são analisados os votos válidos, essa liderança na disputa pelo Governo do Estado se consolida ainda mais.


A pesquisa foi realizada entre os dias 26 a 30 de janeiro deste ano, registrada, com o número PI-00411/2018, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 47 municípios do Piauí.


O levantamento eleitoral foi realizados pelos seguintes municípios por microrregião: Baixo Parnaíba Piauiense (Batalha, Joaquim Pires, Esperantina, Piripiri); Litoral Piauiense (Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba); Teresina (Teresina, Lagoa Alegre, Altos); Campo Maior (São João da Serra, Pedro II, Campo Maior, Capitão de Campos); Médio Parnaíba Piauiense (Angical do Piauí, Regeneração, Amarante); Valença do Piauí (Francinópolis, Elesbão Veloso, Valença do Piauí); Alto Parnaíba Piauiense (Uruçuí); Bertolínia (Landri Sales, Colônia do Gurguéia); Floriano (São Francisco do Piauí, Floriano, Guadalupe); Alto Médio Gurgueia (Bom Jesus, Monte Alegre do Piauí); São Raimundo Nonato (Guaribas, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, Pajeú do Piauí); Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Corrente,


Parnaguá); Picos (Dom Expedito Lopes, Oeiras, Picos, Geminiano); Pio IX (Alegrete do Piauí, Pio IX); Alto Médio Canindé (Santo Inácio do Piauí, Campinas do Piauí, Simões, Jaicós, São João do Piauí, Paulistana, Paes Landim).


A pesquisa do Instituto Amostragem tem uma amostragem casual, para um nível de confiança de 95% este tamanho de amostra (1.137 eleitores) permite erro de até 2,85% para mais ou para menos, nas estatísticas apresentadas para o total da amostra levantada.


Image title


Wellington Dias lidera as intenções de voto, por larga vantagem, em todos os cenários da disputa ao Governo do Estado


De acordo com o levantamento do Instituto Amostragem, em um primeiro cenário, de intenções de voto estimuladas, Wellington Dias tem 48,64% das intenções de voto contra 11,79¨% do prefeito Firmino Filho (PSDB), acompanhado do deputado estadual Doutor Pessoa (PSD), com 7,92%; do empresário João Vicente Claudino (sem partido), com 5,19% das intenções de voto; de presidente nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), João Henrique Sousa (MDB), com 1,85% e; do empresário Fábio Sérvio (PSL), com 1,23%.


Os eleitores indecisos representam 13,78% e os votos nulos e brancos 9,67%.


Conforme a pesquisa do Instituto Amostragem, nesse cenário, Wellington Dias tem 52,07% das intenções de voto estimuladas; seguido de Doutor Pessoa, com 9,56% das intenções de voto; João Vicente Claudino, com 6,95%; João Henrique Sousa, com 2,37% ; Luciano Nunes com 2,91% e; Fábio Sérvio, em 0,88%.


Os indecisos representam 14,69% e os que vão votar branco e nulo correspondem a 10,47%.


Em um terceiro cenário, Wellington Dias obteve 49,69% das intenções de voto estimuladas contra Firmino Filho, que obteve 11,87%; Doutor Pessoa, com 8,09% das intenções de voto espontâneas; João Vicente Claudino, com 6,24% e; Fábio Sérvio, com 1,23%.


Os eleitores indecisos equivalem a 12,75% e os votos nulos e brancos a 9,85%.


No quarto cenário, Wellington Dias tem 52,33% das intenções de voto, sem a presença de Firmino Filho e de João Henrique Sousa na disputa. Nesse cenário, Doutor Pessoa tem 9,76% das intenções de voto estimuladas; João Vicente Claudino, 8,27% e; Luciano Nunes obteve 3,25%. Os eleitores indecisos representam 13,98% do total e os que querem votar nulo e branco equivalem a 3,25%


Wellington Dias tem 24,8% das intenções de voto espontâneas para o Governo do Estado


O governador Wellington Dias obteve 24,8% das intenções de voto espontâneas para o Governo do Estado, quando os entrevistadores não apresentam ou estimulam nomes de candidatos para a escolha dos eleitores, segundo a pesquisa do Instituto Amostragem.


O levantamento aponta que 63,94% dos eleitores piauienses não sabem e não opinam sobre as intenções de voto espontâneas e 8,81% dos eleitores querem votar nulo ou em branco.


A pesquisa mostra que o deputado João Madison Nogueira, Jôve Oliveira, Sílvio Mendes, Quem Quem , Fábio Sérvio e o ex-governador Wilson Martins têm, cada, 0,09% das intenções de voto espontâneas; João Vicente Claudino, Luciano Nunes e Mão Santa têm, cada um, 0,26%; Robert Rios Magalhães, tem 0,18%; Lula e Doutor Pessoa têm, cada um, 0,35% das intenções de voto espontâneas para o Governo do Estado.


A pesquisa do Instituto Amostragem aponta que os índices dos pré-candidatos ao Governo do Estado são os seguintes:


Doutor Pessoa (9,06%), Fábio Sérvio (12,66%), Firmino Filho (14,25%), João Henrique Sousa (8,43%), João Vicente Claudino (17,33%), Luciano Nunes (5,54%) e Wellington Dias (12,31%).


Os eleitores que não sabem ou não querem opinar sobra a rejeição aos pré-candidatos a governador são 17,15%; os que querem votar nulo e branco são 4.13% e os que não rejeitam nenhum pré-candidato são 16,45%.


Para 62,53% dos piauienses, Wellington Dias merece ser reeleito ao Governo do Estado


A pesquisa do Instituto Amostragem, encomendada pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, mostra que 62,53% dos eleitores acham que o governador Wellington Dias merece ser reeleito para o Governo do Estado, enquanto 26,82% acham que ele não merece ser reeleito.


10,64% não sabem opinar sobre a questão.


Para 44,68% dos eleitores piauienses a possibilidade da conquista de um quarto mandato influencia em seu vota para o governador Wellington Dias, já para 17,59% atrapalha; 23,57% são indiferentes em relação ao fato de ser um quarto mandato; 6,33% não vão votar na reeleição do governador e; 7,83% não sabem opinar.


O Instituto Amostragem informou que a pesquisa revela que para 44,68% dos eleitores piauienses as características que mais importam em um candidato ao Governo do Estado é o fato de não estar envolvido em escândalo de corrupção; para 33,66% o que mais importa é a experiência administrativa; 10,64% apontam o fato do candidato ser jovem (novo na política) e 10,86% dos eleitores não quiseram responder ou opinar sobre a questão.


54,35% dos eleitores querem mudança; 23,92% continuidade e 21,72% não responderam ou não quiseram responder sobre a questão.

FONTE: jornalmeionorte

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium